Publicidade

Publicidade

Tango

Tango

Tango | Fuente: Shutterstock

Cultura e Tradições

A Argentina oferece uma grande variedade de atividades culturais que se refletem em diferentes expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a escultura, a música e a literatura. Além disso, mantém a tradição das suas danças e músicas típicas, como o Tango em Buenos Aires e o folclore no interior do país.

Buenos Aires é uma das grandes capitais do teatro. O Teatro Colón é um ponto de referência nacional para os espetáculos de ópera e música clássica. Construído em finais do século XIX, a sua acústica é considerada a melhor do mundo. Por outro lado, graças à sua cena teatral de calibre nacional e internacional, a avenida Corrientes é sinónimo de arte. É considerada "a rua que nunca dorme" e, por vezes, conhecida como a Broadway de Buenos Aires.

Na literatura, a Argentina destaca-se pela qualidade dos seus escritores, que, em muitos casos, se posicionaram como referências da literatura latino-americana. É o exemplo de Jorge Luis Borges, talvez o escritor mais reconhecido da América Latina. Alguns dos outros grandes escritores da Argentina são os seguintes: Juan Bautista Alberdi, Roberto Arlt, Enrique Banchs, Adolfo Bioy Casares, Silvina Bullrich, Eugenio Cambaceres, Julio Cortázar, Esteban Echeverría, Leopoldo Lugones, Eduardo Mallea, Ezequiel Martínez Estrada, Tomás Eloy Martínez, Victoria Ocampo, Manuel Puig, Ernesto Sábato, Osvaldo Soriano, Alfonsina Storni e María Elena Walsh.

O Tango desenvolveu-se principalmente na cidade de Buenos Aires em finais do século XIX e nos últimos anos renasceu não somente como atração turística, tendo-se tornado também mais popular no país, sobretudo a dança.

No interior do país, a música popular é o folclore, o qual compreende uma grande variedade de danças e ritmos diferentes como os seguintes: "Gato", "Chamamé", "Zamba", "Chacarera", "Malambo", etc. As festas folclóricas mais importantes do país são o Festival de Cosquín e o de Jesús María, ambos na Província de Córdoba.

Além disso, desde 1970 que o Rock and Roll marcou território na Argentina, gerando numerosos artistas do género. Outro estilo que atrai multidões na Argentina é a "cumbia", que é possível ouvir nas "bailantas".

No campo desportivo, a Argentina é reconhecida pela sua enorme paixão pelo futebol, com grandes estádios que constituem já parte das atrações turísticas mais importantes do país. Mas, apesar de o futebol se ter transformado no desporto mais popular do país, a verdade é que o desporto autóctone nacional é o "pato".

A gastronomia argentina destaca-se por um ingrediente especial em quase todos os seus pratos: a carne. As "parrillas" são os restaurantes típicos em que se serve carne grelhada e outros pratos característicos da culinária argentina. Alguns pratos típicos da Argentina são os seguintes: as carnes grelhadas, o "mate" (infusão de erva-mate), os "alfajores" (especialidade pasteleira), as "empanadas" (empadas), o "dulce de leche" (doce de leite caramelizado), o bife à milanesa, o "locro" (feijoada) e as "picadas" (entradas compostas por diversos tipos de carnes frias e queijos acompanhado de pão).