Publicidade

Publicidade

Moeda

Moeda

Peso chileno | Fuente: Universia Chile

Moeda

A moeda oficial do Chile é o peso chileno ($). O sistema monetário é formado por uma série de moedas e notas que equivalem a uma determinada quantidade de pesos. As notas utilizadas são de 1000, 2000, 5000, 10 000 e 20 000 pesos. As moedas são de 1, 5, 10, 50 e 100 e 500 pesos.

A instituição encarregue do seu fabrico é a Casa da Moeda do Chile, conforme as ordens do Banco Central do Chile, que também se encarrega de distribuir este dinheiro.

Em geral, a moeda estrangeira não é aceite no comércio. É por isso que se recomenda a realização do câmbio por pesos chilenos, o qual pode ser feito em aeroportos, hotéis, bancos e casas especializadas nestas operações. Nestas últimas é onde se conseguem as melhores taxas. Por razões legais e de segurança, não é conveniente trocar dinheiro com pessoas que o ofereçam na via pública.

Novas notas

Tecnologia de ponta para conservar ao longo do tempo a confiança que o público tem neles foi um dos principais objetivos do Banco Central do Chile ao desenvolver uma nova família de notas.

Uma das principais características que facilita a sua identificação é a diferença de 7 mm de comprimento entre cada uma das suas denominações, em ordem decrescente consoante o seu valor, sendo a de $20 000 a mais comprida (148x70) e a de $1000 a mais curta (120x70).

O desenho no anverso envolve personagens emblemáticos da história do Chile, tais como Ignacio Carrera, Manuel Rodríguez, Gabriela Mistral, Arturo Prat e Andrés Bello, acompanhados pelo "antú" (representação indígena do sol). No reverso, no entanto, cada nota tem paisagens de vários parques nacionais ao lado de uma espécie animal nativa.

Usam-se tradicionalmente certas alcunhas para algumas notas e moedas. A maior parte da população utiliza o termo "luca" para se referir à nota de $1000, sem que isto se considere vulgar. Por outro lado, denomina-se "quina" à moeda de $500 e "gamba" à de $100, designações que não se consideram aceitáveis em contextos formais.