Publicidade

Publicidade

Moeda

Moeda

Moeda | Fuente: CNN Expansión

Moeda

O peso mexicano é a moeda oficial ($). O peso é dividido em 100 centavos e há moedas de 10, 20 e 50 centavos, bem como de 1, 2, 5, 10 e 20 pesos, embora esta última já não seja aceite em muitos locais.

As notas em circulação têm as seguintes denominações: 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 pesos. O desenho das notas facilita a identificação do seu valor aos invisuais, pois diferem em tamanho e, além disso, dificulta a falsificação, já que, a partir dos 100, contam com um elemento que muda de cor e um fio encaracolado da mesma cor e, no caso das notas de 20 e 50, com uma janela transparente. As notas de 20 e 50 são em polímero e as restantes em papel.

 

Onde se pode trocar dinheiro?

Os bancos, hotéis, aeroportos internacionais e casas de câmbio trocam dinheiro. O dólar americano é aceite em todas as casas de câmbio do país e também é possível trocar moedas como o dólar canadiano e o euro, entre outras. Geralmente, as casas de câmbio oferecem um serviço mais rápido e um horário de atendimento mais alargado do que os bancos, sendo possível observar um painel com o "valor de compra" e o "valor de venda" para cada moeda. Ao trocar dinheiro é necessário ter em conta tanto a cotação oferecida no momento como as comissões que se aplicam, pois geralmente é cobrada uma comissão enquanto percentagem do montante a trocar, sujeita a uma taxa mínima nas transações de baixo valor. Não obstante, as casas de câmbio livres de comissão oferecem cotações menos favoráveis, pelo que deves verificar se estas se encontram corretamente calculadas.

Nos Bancos, os turistas estrangeiros poderão trocar os seus dólares por numerário ou cheques de viagem, bastando apresentar o passaporte original e submeter uma fotocópia ao banco como garantia.