Publicidade

Publicidade

Custo de vida

Custo de vida

Custo de vida | Fuente: Stock.XCHNG

Custo de vida

O custo de vida para um estudante internacional pode variar dependendo da cidade e do bairro onde está situado o seu centro de estudos, principalmente pela diferença de preços existentes no alojamento nas diferentes localidades uruguaias. Um lugar numa residência de estudantes ou casa de família em Montevideo, por exemplo, pode custar entre 100 e 400 dólares mensais (dependendo das zonas e do tipo de casa).

Quanto ao transporte, com menos de um dólar pode deslocar-se de uma ponta à outra de qualquer cidade, através do sistema público de autocarros. Se tiver de comer fora de casa, o preço do menu num restaurante médio pode variar entre 6 e 12 dólares. Além disso, é necessário unir os gastos de lazer e as facturas a que o alojamento poderá dar direito, como água, luz e Internet (apesar de que em várias residências e casas de família, esse custo está incluído na tarifa mensal).

Alimentos em Montevideo

O Sistema de Informação ao Consumidor, organismo do Ministério da Economia e Finanças, oferece um serviço online onde se pode seleccionar os alimentos mais baratos do bairro.

Através da opção “preços médios de mercado –CCZ” selecciona-se o departamento e a cidade de interesse. Os consumidores residentes em Montevideo devem seleccionar o Centro Comunitário Zonal (CCZ) ao qual corresponde o seu bairro. 

Depois, desdobra-se a lista de artigos em formato produto/marca. Depois de seleccionado o artigo, aparece um quadro com a média dos preços dos artigos declarados pelo estabelecimento e a morada de cada um.

A cesta inclui alimentos, bebidas e artigos de limpeza e toalete.

Em segundo lugar, informa-se sobre os preços de venda ao público de frutas e verduras em feiras alimentares de Montevideo. 

Se quiser comer bem mas de forma saudável, o Ministério da Saúde Pública oferece uma lista de alimentos saudáveis a preços mínimos.